bem vindo ao blog do booxs

O cabelo da minha filha não cresce! O que devo fazer?

By | novembro 10, 2015

Essa é uma preocupação recorrente para muitos pais, tanto de meninas quanto de meninos. Às vezes os cabelos são muito finos e curtos, às vezes são cacheados, mas parece que os cachinhos não crescem de jeito nenhum! Isso acaba deixando os pais apreensivos, porque muitas vezes a criança, em especial a menina, acaba ficando triste por seus cabelos não crescerem como os das amiguinhas.

Sabemos que a aparência dos cabelos está intimamente ligada à autoestima, principalmente das mulheres, e mesmo que possa ter um impacto negativo na autoestima da criança, pouco pode ser feito nesse momento.

Felizmente, o fato de o cabelo ser bem curtinho até alguns anos de idade é normal e, de acordo com os pediatras, é comum existirem meninas que apresentem cabelos pouco desenvolvidos mesmo até normalmente a idade de quatro anos.

Por isso, é preciso ter muito carinho e compreensão com seus filhos caso eles não queiram cortar as pontas alegando que o cabelo já é curto o suficiente. Procure apenas tranquilizá-los, pois com o passar do tempo os cabelos irão crescer normalmente.  Há também cabeleireiros que defendem que se cortar as pontinhas os cabelos crescem mais rápido, mas isso não é necessariamente verdade.

Para os dermatologistas, é a genética que determina se o fio vai ser grosso, fino, enrolado ou liso e o que ajuda os fios crescerem fortes e saudáveis são os alimentos ricos em zinco, como feijão e lentilha, e em proteínas, como leite e ovos. Sabemos que nem sempre dá para fugir de cortar as pontinhas, claro, mas se o corte for apenas para tentar acelerar o crescimento, talvez não valha a pena deixar seus filhos chateados.

Alguns pais se desesperam e tentam encontrar soluções como xampus para acelerar o crescimento e vitaminas. Então, é muito importante lembrar que nenhum tipo de produto deve ser usado nos cabelos da criança e nenhuma vitamina deve ser administrada sem o conhecimento e consentimento do pediatra.

Enfim, cada criança tem o seu próprio ritmo de crescimento e desenvolvimento. O mais importante é que ela se sinta linda e muito amada, exatamente como é. Principalmente com aquele cabelo curtinho que a deixa com carinha de bebê que tanto adoramos. Na hora certa, a cabeleira vai crescer!

booxs– o melhor clube do livro infantil do Brasil

Categories: